
Segundo a Organização Mundial da Saúde a taxa de ansiedade entre brasileiros era de 9,3% – considerada a maior entre os países do mundo. Apesar de se tratar de um sentimento que surge naturalmente, ele pode se transformar em um transtorno mental. Hoje em dia diante de tanta dificuldade gerada com a pandemia, acredito que a taxa deve estar bem maior, no mundo inteiro, pois são muitos fatores que estão atingindo nossos pensamentos, sentimentos e emoções…infelizmente!
Mas para todos os males há um remédio…se não há agora, logo ele vem… Então, por hora vamos treinando nossa mente com alguns exercícios que aliviam. Aproveitem o momento de estarmos em casa em família e faça Juntos!
- Coloque música em sua vida
Traga mais animação para sua vida, quando for preparar uma refeição, fazer alguma tarefa diária, fazer faxina, dar uma volta no quarteirão…Ouça uma música! De preferência aquela que você sabe de cor e salteado, CANTE! Ouça a letra enquanto canta! Canções favoritas ajuda a aliviar pensamentos negativos e ‘pré-ocupantes’ por vários minutos, além de proporcionar uma sensação de relaxamento e alegria!
Observe os passarinhos: Eles cantam o tempo todo! O dia todo! Aprendendo com a Natureza.
- Organize seu tempo
Ser organizado e ser pontual descomplica o seu dia e é excelente para evitar o estresse e a ansiedade. Por isso, organize sua rotina e comece aos poucos a ter e manter a qualidade de vida. Programe sua agenda SEMANAL dando prioridade aos compromissos ao longo de cada dia.
- Evite estimulantes
Tome menos café durante o dia, energéticos ou qualquer estimulante para se manter acordado. Isso prejudica sua saúde e consequentemente seu sono.
- Tenha uma frase motivacional
Leia frases positivas e fortalecedoras durante o dia. Na próxima dica, eu vou enviar algumas e você escolhe qual se identifica mais e REPITA-AS!
- Faça leituras prazerosas
Essa atividade colabora para que nossa mente e pensamentos fiquem mais leves….
- Controle o tempo dedicado às tecnologias
Visualizar as redes sociais algumas vezes ao dia não tem nenhum problema, desde que não vire um vício. As redes sociais abrem uma porta para o imediatismo e muita informação ao mesmo tempo, por isso observe quanto tempo você passa conectado no seu dia.
- E a mais importante: ACONTEÇA O QUE ACONTECER CONTINUE RESPIRANDO
Exercícios como Inspirar e Expirar lentamente, ajudam bastante. Respire profundamente, contando até dez. Perceba como o estado de ansiedade diminui aos poucos, faça essa respiração algumas vezes, e se tiver alguma dificuldade em manter foco. OBSERVE SOMENTE A SUA RESPIRAÇÃO!
Sabemos que não é fácil, mas são dicas muito úteis que aliviarão a dor e ansiedade! Busque mudar o foco. Direcione sua mente para o presente. E acredite: TUDO NA VIDA PASSA!
Comentários (Facebook)