
“Infelizmente, é muito pequeno o número de mulheres que têm independência financeira de verdade, porque o conceito de independência financeira pressupõe mais do que “ter o seu próprio trabalho e ganhar o seu próprio dinheiro”. Só é independente financeiramente a mulher que puder dizer que, se algo lhe acontecer e ela tiver que parar de trabalhar, ainda assim ela terá como manter seu padrão de vida hoje e no futuro. Ou seja, uma mulher que não dependa do marido, mas que tampouco dependa do trabalho para se manter. Uma mulher que realmente tenha dinheiro!” (Reinaldo Domingos).
“Quem não quer ter dinheiro?” A pergunta é retórica, no entanto, a maioria das pessoas não compreende que, querer não é poder e muito menos merecer. É preciso entender que, para se ter dinheiro, é preciso diagnosticar sua vida financeira, priorizar os seus sonhos e, claro, poupar.
É normal ir ao shopping, se encantar com algum produto e comprá-lo, mesmo que a aquisição não estive nos planos. No entanto, esse não é o problema maior. Uma extravagância ou outra todo mundo faz; o fato é que essa prática não pode virar rotina.
Sendo assim, procure educar-se financeiramente. Saiba para onde vai cada centavo do seu dinheiro, anotando tudo o que você gasta no mês, separando por categorias (Combustível, Gorjetas, Guloseimas, Restaurante, etc.). Assim, ficará mais fácil avaliar se/onde está ocorrendo excessos e, assim, cortá-los.
Em relação aos sonhos, relacione no mínimo, três: de curto (até um ano), médio (de um a dez) e longo prazos (acima de dez anos). Com objetivos bem definidos, fica mais fácil resistir à tentação de consumir algo que possa comprometer o seu orçamento financeiro.
Lembre-se sempre de que uma compra impulsiva pode levar ao endividamento – e até à inadimplência –, que facilmente se tornará uma bola de neve, transformando seus sonhos em verdadeiros pesadelos.
Algumas dicas sobre o assunto:
- Antes de comprar qualquer produto, analise se essa compra não afetará seus compromissos financeiros futuros;
- Reveja se o produto em questão irá agregar na sua vida;
- Pesquise, pois com certeza encontrará esse produto com menor preço em outra loja;
- Avalie se precisa do produto naquele momento ou se pode deixar para depois.
Se estiver com o orçamento apertado, aconselho que nem passeie no shopping ou experimente o produto. Se fizer, você estará se auto sabotando e correrá o risco de comprar, mesmo sem ter o recurso, fazendo dívidas no cartão de crédito, que geram juros altíssimos.
Parece difícil resistir, mas um pouco de sacrifício hoje pode garantir muitas realizações no futuro!
Então para refletirmos, um pouco de conto de fadas:
Lembremos meninas que a Cinderela era filha de um fidalgo muito rico, mas que, ao ficar viúvo e casar-se pela segunda vez, com uma mulher horrível e perdulária, perdeu todo o seu patrimônio, deixando a filha desamparada financeiramente. A pobre gata borralheira passa a fazer todo tipo de serviço doméstico na casa da madrasta e leva uma vida solitária e sofrida.
Branca de Neve não tem uma história muito diferente. Sozinha no mundo, depois de perder o pai, que a sustentava, sem ter o mínimo com que se manter e atormentada pela bruxa malvada, encontra abrigo na casa dos sete anões, onde lava, passa e cozinha para o pequeno batalhão, em troca de um teto para morar. No fim da história, ela é salva pelo príncipe encantado, o qual passará a cuidar dela e fazê-la, dizem, feliz para sempre.
….
Desde pequenas somos bombardeadas por mensagens, nem sempre muito explícitas sobre como ter dinheiro ou não pode definir e determinar o grau de nossa felicidades. “Ter um dote ou não, pode significar ter um marido ou não tê-lo”…
Então comecemos por mudar o padrão de pensamento e focar nos objetivos reais, sempre.
Tome cuidado com aqueles pensamentos tais como: “estou stressada vou no shopping comprar algo, pq eu mereço!” Ou, estou depressiva: “vou comer todo o chocolate do mundo porque só assim eu melhoro!” Simples pensamentos que com certeza nos desviarão do real objetivo. Foco é Força!
Sabedoria e escolhas assertivas nos levam em direção da felicidade plena financeiramente.
Segundo Aristóteles Onassis: ” Se as mulheres não existissem, todo dinheiro não teria sentido!”
E viva a ABUNDÂNCIA!
E, para finalizar: TER DINHEIRO SÓ FAZ SENTIDO SE FOR PARA REALIZAR SONHOS!
Comentários (Facebook)