
Muitas vezes as pessoas sofrem antecipadamente por problemas imaginários, outras vezes sofrem por problemas, angústias e tristezas do passado, tudo isso causa: ansiedades, tristezas, mágoas, angústias e drenam a atenção, que é prioritária para focarmos no momento presente que é o mais importante.
O primeiro benefício da meditação é exatamente esse: ATENÇÃO PLENA NO MOMENTO PRESENTE!
Cada vez que se perde a atenção, deixamos passar algo importante e emanamos energia demais para onde não terá efeito positivo em nossas vidas e aí sim vem as doenças psicossomáticas.
Segundo John Harvey, ‘a meditação é o melhor método disponível para promover relaxamento no nível mental. E é nesse nível que o stress e a tensão são sentidos da maneira mais pessoal e persistente.’
A meditação é na realidade uma técnica para cuidar da mente que é empregada de modo mais eficaz por pessoas que tenham um profundo envolvimento com a vida e que queiram manter um estado de saúde e de bem estar mais favorável.
Para Osho, ‘a meditação é um estado de não mente’. A meditação é um estado de consciência pura sem conteúdo. Nossa mente está sempre cheia de lixo e pensamentos movem-se a cada segundo, até quando dormimos nossa mente está funcionando, continuam as preocupações e ansiedades. Ela está se preparando para o dia que virá. Esse é um estado não meditativo. Quando há preocupações, pensamentos, tensões, estamos gerando um campo energético totalmente contrário a meditação. Mas quando nossa mente silencia…aí sim, estamos num estado de não mente e nos sentimos calmos, tranquilos, focados, presentes com nosso eu, sem pensar que somos a nossa mente. Lembrando que, meditar não é concentrar-se, pois isso se torna uma obrigação. Meditar é estar em solitude, é esvaziar-se e conter-se em si sem cobranças, tensões e stress. A concentração é um ato voluntário, a meditação é um ato involuntário.
Dica:
Crie um espaço especial para meditar – um pequeno templo, onde possa meditar todos os dias e permita que esse canto seja utilizado apenas para essa finalidade, pois ali estará sua energia benéfica, com suas vibrações.
Escolha um horário para meditar.
E, para “treinar”, depois que tudo estiver do jeito que lhe dê bem-estar e prazer, sente-se confortavelmente, feche os olhos e comece a esvaziar a sua mente apenas focando em sua respiração. Inspire, expire e relaxe…Cada vez que vier um pensamento, volte a focar na respiração. Como o tempo você perceberá que será automático. E, por último coloque toda sua atenção no que for importante para você e lhe dê prazer.
Aproveite e seja Feliz!
Namastê!
Comentários (Facebook)